No dia 3 de dezembro, comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A ONU - Organização das Nações Unidas é a responsável pela criação da comemoração desde 14 e outubro de 1992. Esta data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar. Neste dia, debate-se a independência e a autonomia das pessoas com deficiência, bem como a criação de condições de inclusão destes cidadãos.
E porque no nosso Agrupamento promovemos a equidade para a igualdade e não ficamos alheios a esta efeméride que tanto nos faz refletir e colocarmo-nos do lugar do outro, as professoras responsáveis pelas bibliotecas escolares do 1ºciclo, professoras Fátima Ramos e Sílvia Simões, dinamizaram para os cerca de 120 alunos do 4º ano de escolaridade do Agrupamento, sessões de sensibilização para a problemática do daltonismo. Assim, esses alunos ouviram o conto infantil “A Biblioteca ColorADD”, uma história inclusiva, baseada em fatos verídicos, que aborda de forma lúdica e pedagógica o sistema de identificação de cores para daltónicos, uma deficiência visual que afeta 350 milhões de pessoas no Mundo.
Numa dessas sessões contamos ainda com a amável presença do co-autor do conto, professor Sílvio Maltez, bibliotecário no Agrupamento de Escolas Aqua Alba, num espírito de uma política de partilha de atividades dos Serviços de Bibliotecas Escolares Interconcelhios.
Sem comentários:
Enviar um comentário