O Dia Mundial da Criança em Portugal é celebrado a 1 de junho.
Esta efeméride comemorou-se pela primeira vez em 1950, depois da Federação Democrática Internacional das Mulheres propor às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Esta proposta tinha como objetivo a tentativa de resolução de um dos problemas criados com a 2.ª Guerra Mundial. Não havia comida, muitas crianças ficaram órfãs e outras, mesmo tendo os seus pais, foram obrigadas a trabalhar para ajudarem nas despesas. Esses trabalhos eram muito pesados tanto fisicamente como psicologicamente, uma vez que as crianças eram obrigadas a trabalhar incessantemente.
A partir do dia 1 de junho de 1950, foi reconhecido às crianças, independentemente da raça, sexo, cor, religião e origem nacional e social, o direito ao amor, compreensão, afeto, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e discriminação, de modo a que pudessem crescer num clima de paz e fraternidade.
A 20 de Novembro de 1959 as Nações Unidas aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança, proclamando os direitos das crianças de todo o mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário