quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

REFLETIR em CONJUNTO para MELHOR EDUCAR

REFLETIR em CONJUNTO para MELHOR EDUCAR
Foi a proposta da Educadora de Infância Margarida Valente do grupo JIBC, na reunião de Encarregados de Educação realizada no dia 10 de janeiro de 2019.

"A partilha de valores/conceitos entre a Escola/Família dignifica a atividade pedagógica realizada ao longo do processo educativo da Educação Pré-escolar, onde a importância dos seus pressupostos é bem mais que a preparação para a escola, é acima de TUDO BASE do CONHECIMENTO para a VIDA ATIVA num MUNDO GLOBAL!

partilha de vários SABERES aumenta a flexibilização dos conteúdos pragmáticos ao nível da Educação Pré-escolar e noutros níveis de ensino.
Assim, dando continuidade ao mote da reunião - REFLETIR  em CONJUNTO para MELHOR EDUCAR - aqui fica um texto e uma apresentação no TEDx Lisboa ED "Se houvera quem me ensinara, quem aprendia era eu" do Professor e investigador do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, José Morgado

Apreciem, reflitam para MELHOR EDUCAR!
Margarida Valente"

Educação pré-escolar é bem mais que a preparação para a escola

"A educação pré-escolar é bastante mais que a “preparação” para a escola e não deve enredar-se no entendimento de que é uma etapa na qual os meninos se preparam para entrar na escola.
Na verdade, as crianças estão a preparar-se para entrar na vida, para crescer, para ser. A educação pré-escolar num tempo em que as crianças estão menos tempo com as famílias tem um papel fundamental no seu desenvolvimento global, em todas as áreas do seu funcionamento e na aquisição de competências e promoção de capacidades que têm um valor por si só não entendidos como uma etapa preparatória para uma parte da vida futura dos miúdos, a vida escolar.
Este período, cumprido com qualidade e acessível a todas as crianças, será, de facto, o melhor começo da formação institucional de cidadãos. Esta formação é global e essencial para tudo que virão a ser e a fazer no resto da sua vida.
Serão alunos quando chegarem à escola e vão muito a tempo de se tornarem bons alunos.
Até lá são crianças, ponto."

JOSÉ MORGADO  29/03/2016 
Professor e investigador do Instituto Superior de Psicologia Aplicada

Sem comentários:

Enviar um comentário