segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ACONTECEU NO NOSSO AGRUPAMENTO...



A nossa Biblioteca... BIBLIOTECA DANUTA WOJCIECHOWSKA Integrando a Rede de Bibliotecas Escolares e no âmbito da ETerna Biblioteca - 10º Encontro de Professores e Educadores do Concelho de Sintra sobre Bibliotecas Escolares, inaugurámos na nossa escola, no passado dia 9 de Novembro, a Biblioteca Escolar Danuta Wojciechowska, com a primeira pincelada dada pela ilustradora na parede da nossa biblioteca. Do programa desta inauguração constaram ainda a declamação de poemas criados pelos alunos dos 4ºos anos da escola da Cavaleira, a atuação da Orquestra Juvenil Mestre Domingos Saraiva, os dicursos oficiais, a descoberta do Ajuzelo em homenagem à Danuta elaborado pelos alunos do CEF de Pintura e Azulejo, a oferta de marcadores de livros a todos os presentes e no final, o beberete da responsabilidade dos alunos do CEF Apoio à Comunidade. Estiveram presentes ilustres convidados, destacando a presença da nossa “madrinha” Danuta Wojciechowska e do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Dr. Fernando Seara.
   O Programa Rede de Bibliotecas Escolares (PRBE) foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura, com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital. Nesse sentido, a RBE procura que a Biblioteca Escolar, como espaço agregador de conhecimentos e recursos diversificados, seja na escola, um local implicado na mudança das práticas educativas, no suporte às aprendizagens, no apoio ao currículo, no desenvolvimento da literacia da informação, tecnológica e digital, na formação de leitores críticos e na construção da cidadania. Como professora bibliotecária, considero que uma das principais funções da biblioteca escolar reside, precisamente, na motivação para a leitura e na criação de hábitos regulares desta prática, promovendo, neste âmbito, atividades diversificadas, sistemáticas, articuladas e consistentes, dado que é inquestionável o papel crucial e determinante que a leitura desempenha no desenvolvimento pessoal, social e escolar dos nossos alunos.
    É minha convição de que, para que os alunos se tornem, efetivamente, mais e melhores leitores, é evidente que incutir hábitos de leitura é uma responsabilidade que deve ser partilhada por todos: professor bibliotecário, docentes, família, bibliotecas municipais, escritores, ilustradores, e sociedade em geral. Só desta forma se aumentará, de facto, o número de leitores e se fomentará o crescimento pessoal dos mesmos, ajudando-os a tornarem-se cidadãos mais sensíveis, mais conscientes, mais críticos, mais responsáveis e mais interventivos.
   Para muitos de nós a criação e inauguração da nossa Biblioteca foi um sonho que se concretizou, sonho esse apenas possível de se realizar com a colaboração e participação da nossa comunidade escolar em termos organizativos, numa demonstração única e exemplar de como o trabalho de equipa se concretiza em trabalho de qualidade quando as únicas preocupações são simplesmente, a gestão da prática pedagógica e a valorização profissional.
   Quero agradecer, mais uma vez, a colaboração das diversas pessoas ou entidades que contribuíram direta ou indiretamente para o franco sucesso desta iniciativa:
 - Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Teresa Calçada e Drª Isabel Mendinhos.
- Câmara Municipal de Sintra, Dr. Fernando Seara, Dr. Marco Almeida, Dr. Frederico Eça, Drª Maria João, Drª Raquel Camacho, Divisão de Educação e Drª Paula Simões, Vereadora da Cultura.
- Direção do Agrupamento de Escolas do Algueirão, Drª Fátima Morais e toda a sua equipa.
- Coordenadora de Escola, Prof. Sandra Paulino.
- Direção da Associação de Pais da Cavaleira.
- Professores Fernando Silva, Lígia Duvergé, Margarida Malaquias, Elizabete, Isabel Portela e alunos dos Cursos, de Pintura de Azulejo, Artes Gráficas, Apoio à comunidade.
- Professor Admar Ferreira e Orquestra Juvenil da MDS.
- Pessoal Administrativo do Agrupamento, Assistentes Operacionais e pessoal do Refeitório da MDS.
- Corpo Docente e Alunos da Cavaleira, bem como seus familiares.
 - Danuta Wojciechowska, "madrinha" da biblioteca.
- Empresas que equiparam o espaço e prepararam a instalação, Polisistemas, FormaCLS, TELAG e M&M.
   E por fim, um obrigada muito especial à Professora Sandra Paulino, Coordenadora da Escola e ao Professor Carlos Garcia, ambos na origem deste projeto, que o souberam levar a cabo pessoalmente empenhadíssimos, desde a sua conceção à sua concretização.
                                            A Professora Bibliotecária Fátima Ramos

Algumas fotos em:
http://emds-centroderecursos.blogspot.pt/2012/11/inauguracao-da-biblioteca-danuta.html

Sem comentários:

Publicar um comentário